CAPOEIRA

Dia de Roda
O Projeto Casa de Cultura envolve uma diversidade de ações dentro de duas comunidades que se misturam, o Jardim Regina e o Jardim Limpão, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Tentamos suprir através da ação-direta a falta de investimento em lazer, cultura, esporte e educação.

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”
Art. 4º do Estatuto da Criança e do adolescente – ECA.

Dentro das principais ações do projeto se destacam: a capoeira angola, percussão, dança afro e confecção de instrumentos – tendo aulas ministradas por Fabio Mendonça e Vanderlei Viana.

A capoeira angola, além de ser uma resistência cultural dentro da massificação do capitalismo, ela também desenvolve o equilíbrio, fortalece o corpo, desenvolve a espontaneidade e criatividade, resgata a auto-estima e dá acesso ao conhecimento histórico-cultural brasileiro. Segundo o primeiro mestre e patrono da Capoeira Angola reconhecido mundialmente, Mestre Pastinha, acredita que os movimentos da capoeira se desenvolvem de uma maneira “geral e uniforme”, proporcionando com isso: “...por meio de exercícios físicos e mentais, um verdadeiro estado de equilíbrio psicofísico, fazendo do capoeirista um autêntico desportista, um homem que sabe dominar-se antes de dominar o adversário.” (Pastinha, 1988, p.31-32). 


Atenção na chamada.

No balanço do corpo



Ao toque da bateria!



Back to Top